Nhoque de batata-doce
Fazer nhoque é muito mais fácil e rápido do que parece. Com poucos ingredientes, neste caso apenas quatro, e com um pouco de organização, você conseguirá transformar uma simples batata em um nhoque macio e aveludado. Nessa receita a batata tradicional é substituída pela batata-doce, uma forma simples de variar e muito nutritiva. O principal segredo para um fazer um bom nhoque é não exagerar na quantidade de farinha. Quanto mais seca a batata estiver depois de cozida, melhor. Assim, será necessário usar pouca farinha para dar liga e deixar a massa modelável, resultando uma textura aveludada e leve.
Você vai precisar de:
Batata-doce - 2 médias (500 g)
Farinha de trigo branca e orgânica - 1/2 xícara (65 g) + um pouco para polvilhar
Azeite de oliva - 1 colher de sopa (15 ml) + um pouco para untar
Sal - 1 colher de chá (5 g)
Como fazer:
1- Descasque e corte a batata-doce em pedaços pequenos.
2- Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até ficarem macias, espete com um garfo para verificar o ponto.
3- Escorra a água e passe as batatas, ainda quentes, por um espremedor de batatas e tempere com o sal. Se não tiver um espremedor amasse bem com um garfo.
4- Acrescente a farinha de trigo e o azeite de oliva. Misture bem e amasse até dar o ponto.
5- Polvilhe uma bancada limpa e lisa com farinha de trigo. Retire uma porção da massa e, com as mãos, faça rolinhos com cerca de 1 cm de diâmetro. Corte os rolinhos a cada 2 cm com uma faca ou espátula. Transfira os nhoques para uma assadeira polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com o restante da massa.
6- Leve uma panela grande com água ao fogo médio. Assim que levantar fervura mergulhe uma porção de nhoques, cerca de 10. Deixe cozinhar até subirem à superfície.
7- Retire os nhoques, escorra bem a água com uma peneira e transfira para um recipiente untado com azeite de oliva.
8- Chacoalhe o recipiente para envolver todos os nhoques com azeite para não grudar um nos outros. Repita esse processo com o restante dos nhoques.
9- Sirva ainda quente com o molho e temperos que preferir.
Rendimento: 2 porções
Dica: os nhoques podem ser congelados, nesse caso cozinhe normalmente e deixe esfriarem dentro de uma assadeira separados para não grudarem. Leve ao freezer. Uma vez congelados, transfira-os para um recipiente com tampa e armazene por até 2 meses. Descongele dentro da geladeira por 8 horas antes de usar.
Continue lendo
