Nhoque vegano de banana-da-terra
">
O clássico nhoque assume forma tropical nesta receita, no lugar das batatas foram utilizadas bananas-da-terra, uma forma bem diferente de consumir essa fruta e de variar o sabor do nhoque. Você pode servi-lo da mesma forma que o tradicional, como prato principal ou acompanhamento. Fica melhor ainda quando servido com um bom molho de tomate e/ou com parmesão vegano de castanha.
Se não encontrar banana-da-terra, você pode substituí-la por banana prata. Essas são as mais indicadas para cozinhar ou assar por serem mais consistentes. Além de serem menos doces, perfeitas para pratos como nhoque ou moqueca.
// Você vai precisar de:
Banana-da-terra madura - 3 grandes (900 g)
Fécula de batata - 2 colheres de sopa (10 g)
Azeite de oliva - 1 colher de sopa (15 ml) + o suficiente para dourar
Sal - ½ colher de sal (3 g)
Cúrcuma - ¼ colher de chá
// Como fazer:
1- Preaqueça o forno a 180º C.
2- Coloque as bananas com casca em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos.
3- Retire do forno e faça um corte no sentido do comprimento. Retire a polpa e descarte as cascas.
4- Coloque no processador ou liquidificador e adicione o azeite de oliva, o sal e a cúrcuma. Bata bem até obter um purê homogêneo.
5- Transfira para uma panela e adicione a fécula de batata. Misture bem até dissolver. Se preferir, dilua em um pouco de água antes de adicionar.
6- Leve ao fogo médio e mexa sem parar. Cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até a mistura começar a desgrudar do fundo e das laterais da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.
7- Vire a massa sobre uma superfície limpa e lisa. Faça um rolo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Corte em pedaços de aproximadamente 2 cm.
8- Aqueça um fio de azeite numa panela ou frigideira antiaderente. Adicione os nhoques em pequenas porções e deixe aquecer ligeiramente, mexendo com cuidado para não desmancharem e grudarem. Repita este processo até dourar todos.
9- Sirva ainda quente com molho de tomate e/ou parmesão de castanha.
Rendimento: 2 porções
Deixe um comentário