Creme de Avelã com Cacau
Todos os alimentos que consumimos tem algum impacto ambiental, como bem sabemos. Uns mais do que outros, como a carne, o leite, a manteiga, e recentemente o óleo de palma, que vem aparecendo na mídia com certa frequência. Motivo? Sua produção desordenada em larga escala.
O óleo de palma é extraído das extensas plantações de palmeiras que ficam na Indonésia e Malásia. O desmatamento das florestas para a produzir o óleo, a fim de abastecer o mercado, foi tão grande que mais de 20 mil orangotangos já morreram na última década (fonte: Scientific American Brasil).
É frequente encontrar nas gôndolas dos supermercados produtos que contém esse óleo, oriundo da produção insustentável. Acredito que o melhor protesto para ser feito a respeito disso, em um mundo capitalista que vivemos, é simplesmente deixar de consumir esses produtos que utilizam o óleo de palma, como o creme de avelã com cacau industrializado. Mas isso não quer dizer que você irá abrir mão do prazer dessa maravilhava. É simples, basta fazer a versão caseira, que é muito mais saudável, sustentável, e barata por sinal!
Você só vai precisar de 6 ingredientes: avelãs, cacau em pó, leite de coco, açúcar mascavo, óleo de coco e extrato de baunilha (opcional). Além de ser bem fácil de fazer, fica pronto rapidinho, em menos de 20 minutos!
Além de ser bem cremoso, cheiroso e irresistível, esse creme tem bem menos açúcar (e nem é o refinado por sinal) e gordura, quando comparado com as versões industrializadas. Essa receita rende bastante, aproximadamente 500 ml. Você terá muito creme pra passar no pão, na torrada, na tapioca, e se empanturrar no café da manhã ;)
Você vai precisar de…
Avelãs - 1 xíc. e 1/2
Açúcar mascavo - 1/2 xíc.
Cacau em pó - 1/3 xíc.
Leite de coco – 200 ml (ou outro leite vegetal)
Óleo de coco - 2 colheres de sopa (ou outro óleo vegetal)
Extrato de baunilha - 1/4 colher de chá (opcional)
Como fazer…
1- Espalhe as avelãs em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 150ºC por cerca de 10 minutos. Cuidado pra não deixar elas por muito tempo pra não queimarem.
2- Retire do forno e espere amornar. Retire as cascas das avelãs pegando um punhado e esfregando com as mãos. Pode ser que a casca de algumas não irá sair por inteiro, mas não tem problema, o que importa é que a maior parte seja tirada. É necessário tirar a casca para não amargar o creme.
3- Transfira para o liquidificador ou processador e triture até virar uma farinha. Desligue de vez em quando para raspar as laterais. Quanto mais fina ficar as avelãs trituradas, mais liso será o creme.
4- Adicione os demais ingredientes e triture até ficar homogêneo. Conserve na geladeira em um pote hermeticamente fechado. Dura cerca de 7 dias.
Continue lendo