Estrogonofe de shimeji com palmito

2019-11-25

Um estrogonofe quentinho, recém preparado, faz qualquer um se sentir em casa de tão reconfortante que é. Acompanhado de arroz e batata palha então, é garantia de sucesso! Nessa receita o cogumelo shimeji se une ao palmito para formar uma dupla incrível. O creme de leite foi substituído pelo creme de inhame, muito mais leve e nutritivo. É ele que vai deixar o estrogonofe cremoso. Como tem sabor neutro não altera o sabor da preparação, podendo ser usado em qualquer estrogonofe. Para fazer é muito simples, basta descascar o inhame, cozinhar até ficar macio e bater no liquidificador com água até obter um creme liso.

Você vai precisar de:

Palmito cortado em cubos (fresco ou em conserva) - 2 xícaras

Shimeji (branco ou preto) - 1 bandeja (200 g)

Inhame - 2 médios (200 g)

Cebola cortada em cubos - 1/2 xícara (75 g)

Molho de tomate - 1/4 xícara (60 ml)

Vinho branco seco (ou água) - 1/4 xícara (60 ml)

Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (30 ml)

Mostarda – 1 colher de chá (5 ml)

,Sal – 1 colher de chá (5 g)  

Como fazer:

1- Se você estiver usando palmito fresco, coloque em uma panela pequena e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 15 minutos a partir do momento que levantar fervura. Se estiver usando palmito em conserva, lave bem em água corrente para tirar o excesso da salmoura. Reserve.

2- Descasque o inhame e corte em pedaços pequenos. Transfira para uma panela pequena e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até ficar macio.

3- Escorra a água e transfira os pedaços para o liquidificador. Acrescente 1 xícara de água (250 ml) e bata bem até obter um creme liso. Reserve.

4- Separe o shimeji da penca com as mãos e lave rapidamente em água corrente para não absorver muita água. Seque com um pano de prato limpo para tirar o excesso de líquido. Reserve.

5- Em uma panela grande aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola até dourar.

6- Acrescente o shimeji e tempere com sal. Refogue bem até soltar a água e evaporar.

7- Adicione o palmito, creme de inhame, molho de tomate, vinho branco (ou água) e a mostarda. Misture bem e cozinhe por cerca de 5 minutos a partir do momento que levantar fervura. Misture com frequência para não grudar no fundo da panela. Sirva ainda quente.

Rendimento: 4 porções Dica: se não encontrar o shimeji você pode substituir por qualquer cogumelo fresco na mesma quantidade.