Pastel Vegano de Palmito

2019-10-29

Salgado ou doce, frito ou assado, tradicional ou integral, o pastel é uma daquelas maravilhas que todo mundo ama. Quem não resiste né? Ainda mais se for feito na hora, fresquinho. Como muitos sabem, a receita tradicional cuja massa é feita com farinha de trigo branca e frito por imersão não é nem um pouco saudável. Por este motivo faço em casa uma versão alternativa, mais natural e saudável, pastel semi-integral, assado e vegano! Semi-integral porque na massa utilizo metade de farinha de trigo branca e a outra de trigo integral, para ela ficar mais leve e menos seca e quebradiça. Para dar uma incrementada na massa utilizei um pouco de chia, mas é meramente opcional, você pode substituir por sementes de linhaça ou gergelim se preferir. 



 Como usei palmito em conserva não temperei o recheio com sal, já que ele vem bem salgado. Caso você for utilizar palmito fresco, diga-se de passagem que é a melhor opção, sugiro você utilizar uma colher de chá de sal para temperar. Não gosto muito de comprar alimentos em conservas porque eles têm muito sódio, são mais ácidos e perdem muito o sabor. Mas infelizmente essa era a única opção disponível quando fiz essas belezinhas. Você vai precisar…  

  • para a massa:

Farinha de trigo integral
1 xíc. Farinha de trigo branca
1 xíc. Água
1/2 xíc. Óleo vegetal - 1/3 xíc. Chia - 1 colher de sopa (opcional) Sal - 1 colher de chá  

  • para o recheio:

Palmito cortado em cubinhos 
- 2 ½ xíc. Cebola bem picada 
- 1 grande Óleo vegetal 
- 2 colheres de sopa Polvilho doce ou fécula de batata 
- 1 colher de sopa (opcional) Orégano 
- 1 colher de chá   Como fazer…

1- Em um recipiente grande misture as farinhas, a chia e o sal.
2- Adicione o óleo vegetal e a água. Mistura até formar uma bola de massa homogênea e que desgrude da mão.
3- Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. Abra a massa com um rolo de macarrão ou garrafa de vidro.
4- Corte em forma de discos do tamanho que preferir, usei um prato de sobremesa para servir de molde, no meu caso rendeu 6 pastéis. Reserve a massa.
5-  Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar.
6- Adicione o palmito e o orégano, ou outro tempero que preferir. Misture até ficar homogêneo.
7- Dilua o polvilho doce ou fécula de batata com um pouco de água e acrescente ao recheio. Misture bem e desligue o fogo. Esta etapa é opcional, ela serve para deixar o recheio mais úmido e cremoso. 
8- Recheie a massa com o refogado de palmito e feche pressionando a borda com um garfo. Cuidado para não colocar muito recheio, caso contrário a massa poderá quebrar com facilidade.
9- Transfira os pastéis para uma fôrma untada com óleo e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos, ou até que as bordas ficarem douradas.