Hoje, 25 de março, a Hora do Planeta completa 10 anos de existência. O evento promovido pela ONG WWF tem como foco a conscientização em relação ao aquecimento global e as mudanças climáticas através de um ato simbólico. O "apagão voluntário" está programado para acontecer entre as 20h30min e as 21h30min, hora local, e todos são convidados a participar. O lema dessa edição é “O futuro começa agora”, chamando atenção para a urgência das ações que devem ser tomadas pensando nas próximas gerações.
A iniciativa começou em 2007 em Sidney, Austrália, e ao longo dos anos se espalhou por todo mundo. Na última edição chegou a mais de 9 mil cidades em 178 países e territórios. Só no Brasil foram 156 municípios que toparam desligar por uma hora a iluminação de 505 pontos incluindo monumentos, espaços públicos e prédios históricos. É muita gente disposta a fazer a diferença. Mas por que apagar as luzes? Ao desligar a eletricidade por uma hora estamos simbolicamente nos comprometendo em fazer a nossa parte, por menor que possa parecer. As emissões de gases que ocasionam o aquecimento global estão cada vez mais altas, numa curva ascendente desde a Revolução Industrial (!). Outro assunto urgente que muitas vezes é esquecido é a desigualdade do acesso à energia. Para contextualizar, uma em cada cinco pessoas no planeta ainda não tem acesso à eletricidade. Cerca de 2,5 bilhões dependem de madeira, carvão, carvão vegetal ou algum tipo de resíduo animal para gerar energia na sua casa. Além da escassez e da disparidade chocantes, essas estão longe de serem fontes de energia limpa. É nesse momento que a campanha da WWF chama as pessoas para a ação. Apagar a luz por 1h é o primeiro passo para uma reflexão mais ampla sobre os pequenos atos diários que influenciam todo o planeta. Lembra quando falamos sobre as microrrevoluções? É essa a ideia.
Uma novidade para essa edição é a campanha #HoraDaConfissão. A proposta é que os participantes gravem vídeos curtos confessando hábitos cotidianos que são negativos para o meio-ambiente e se comprometendo a mudar. Qualquer um pode participar, é só publicar o vídeo usando a hashtag. E a WWF ainda incentiva que você "desafie" outras pessoas. Assim, uma rede de reflexões e boas ideias surge e se espalha. Pensando em aderir? Lembre que você não precisa - aliás, nem deve - ficar de luz apagada fazendo nada durante 1h. Esse é o momento de ser criativo e descobrir novas formas de aproveitar o seu tempo de forma mais sustentável. Faça um jantar à luz de velas, chame os amigos, reúna pessoas, converse, debata ideias. Para saber mais sobre a Hora do Planeta visite o site clicando aqui! E pra quem ficou interessado e quer se engajar ainda mais nas questões climáticas, leitura básica aqui no blog.