A Lua e a Horta: como o astro pode beneficiar seu plantio

2019-10-29

Não é esoterismo, nem dica de vó. A lua interfere

- SIM - nas nossas vidas. Os permacultores mais experientes confiam tanto no poder do astro que evitam correr o risco de semear ou podar nas épocas erradas e perder a qualidade dos resultados. 

 
Nos meus workshops eu sempre digo: cuidar a época da lua é 50% do sucesso da horta. Isso porque é ela - e suas diferentes fases
-  que regulam as forças gravitacionais exercidas sobre a terra e promovem a diferença de luminosidade. A Lua tem quatro fases: crescente, cheia, minguante e nova. Cada uma delas dura sete dias e este ciclo lunar cinódico, dura 27 dias 12 horas e 44 minutos. Ele não é visível a olho nu, então, aconselho acompanhar com um calendário. 

 

- CRESCENTE A seiva se encontra mais concentrada no caule, folhas e ramos. Plantar o que se desenvolve para cima da terra (hortaliças e frutos): pimentão, berinjela, feijão, morango, milho, etc.
- CHEIA Agora são os brotos (folhas e ramos) e copa das plantas que estão cheias de seiva. Temos frutos super suculentos, então é época ideal para colheita e plantar flores. Não é aconselhável podar. Nos últimos dias da fase, a seiva já começa a se encaminhar para as raízes. Então, pode começar a semear alguns bulbos: alho-poró, alho e cebola.
- MINGUANTE Seiva está na raiz! Chegou a hora de plantar tudo o que se desenvolve para baixo do solo: cenoura, beterraba, nabo, inhame, batatas, etc. Agora que a seiva deixou as "pontas"das plantinhas, já pode podar tranquilamente e adubar. Pegue o chorume que você acumulou durante o mês com a sua composteira, dilua com um pouquinho de água (1/2 água + 1/2 chorume) e regue!
- NOVA ATENÇÃO! Época de baixa imunidade para as plantas. A seiva está no caule em direção aos ramos. Não plante, não pode. Reforce a nutrição e faça uso dos controles de pragas naturais. 

 

FIQUE DE OLHO! Eu aconselho acrescentar no Google Calendar ou no Sunset as fases da lua. Assim você fica atualizado e consegue se programar.