Se você nos acompanha por aqui deve ter notado que nosso site mudou um pouquinho. Agora estamos dividindo nossos Insectas por linha. Pois então, a gente veio agora explicar o porquê dessa mudança na maior transparência, sem muita enrolação, direto e reto. Tá bom? Então tá bom.
2017 está sendo um ano de autoconhecimento aqui na Insecta. Colocamos o besouro no divã do analista para ver com mais detalhes tudo o que se passa e já se passou desde o momento do seu nascimento. O que acontece é que nossos diferentes tipos de cabedais (o tecido que envolve o sapato) são muito diferentes entre si, além de todo o processo de criação e desenvolvimento ser bem particular. Então não fazia tanto sentido seguir tratando todos como o mesmo produto.
Talvez a mudança mais significativa tenha sido na linha Vintage, que é uma linha que tem um processo de desenvolvimento bem complexo e financeiramente custoso, afinal são meses de garimpo e desconstrução de roupas. Mas a gente faz com o maior amor, afinal, essa foi a linha que deu início à Insecta, lá no início quando a Babi e a Pam juntaram seu brechó e marca de sapato.
Desde então a Insecta alçou novos voos e buscou outras formas de fazer um sapato sustentável. Disso nasceram as linhas feitas com fios de garrafa PET reciclada, tecidos em parceria com o banco do tecido, e a mais nova de todas, a linha de laminado vegetal.
Cada material é muito específico e (de novo) o processo de construção deles também é bem diferente. Por isso resolvemos tratá-los como merecem. Se você entrar no nosso site vai ver ali que agora o menu está separado por tamanho > linha > modelo. Fez mais sentido?
Toda mudança vem pro bem não é mesmo? Então repare também que nossa linha de lisos tá por precinhos a menos! A gente entende que esse é um produto mais básico e pro dia a dia, além disso (agora voltando para a parte da transparência) ele não envolve custo de garimpo ou de desenvolvimento e impressão de estamparia como as outras linhas.
Nós fizemos tudo isso com muito penso e cautela, e esperamos que vocês gostem do resultado. Comércio justo e sustentável não é brincadeira e é uma batalha diária que enfrentamos todos os dias na Insecta. Mas a gente faz tudo com muito orgulho e amor, e esperamos que a cada dia mais pessoas lutem ao nosso lado.
Pra entender melhor do que estamos falando, aqui contamos um pouco mais das linhas e do mercado de moda sustentável.