Novidades no mercado de beleza natural

Beleza & Higiene Natural

Novidades no mercado de beleza natural

Mais uma vez visitei a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina em busca de novidades dentro do nicho de beleza natural e orgânica. A feira, que ocorre anualmente em São Paulo, é o principal encontro do mercado de orgânicos na América Latina.

Até o dia 11 de junho, 117 expositores apresentam seus produtos com certificação orgânica ou natural. Lá encontramos cafés produzidos sem agrotóxicos, geleias de frutas nativas, calcinhas de algodão orgânico, bala de goma vegana, sorvetes naturais e, o foco da minha busca, os cosméticos naturais.

É interessante observar não só os produtos, mas o que todo esse evento comunica, as mudanças na mentalidade dos negócios e nas atitudes do consumidor final. Se as marcas sentem vontade de comunicar a origem da sua matéria prima vinda de cultivo próprio ou o diferencial da suas bioembalagens feitas a partir da mandioca, é porque mudanças grandes estão tomando força.
As novas marcas de beleza trazem ótimo fôlego pro mercado nacional, que ainda dependia da importação de produtos americanos ou europeus. Vem ver!

 

- Bioart

A Bioart traz boas ideias com os seus lançamentos, que podem inspirar práticas melhores no mercado. São quatro grandes lançamentos. O mais interessante é o lançamento do refil de suas maquiagens naturais. São vendidos sachês para o pó facial, o primer e a máscara de argila. Ainda em maquiagens que cuidam da pele, estão a base líquida feita com argila e disponível em três tons (clara, média e escura). O gloss nutritivo na cor beterraba também é lançamento, a marca garante que ainda pode ser usado na pálpebra, como base para a sombra. Por fim, lançaram o creme facial Dermo Essencial, que tem ação regeneradora.

 

- Livealoe

A Livealoe possui a Aloe Vera como base para seus produtos cosméticos, que somada ao poder de outras plantas garante ótimos resultados. É na chácara Morada do Sol que é produzida a Aloe Vera, em plantação consorciada com outras culturas como milho, arroz e açafrão (nada de monocultura por lá!). Eles se orgulham da proximidade entre a produção e a indústria, garantindo frescor e alta concentração de ativos. Para a feira, as novidades são novas fórmulas para o desodorante (com fragrância natural de gerânio, lavanda e ylang ylang) e para o hidratante (com cupuaçu). Também apresentam uma loção de Aloe Vera com Citronela que traz proteção e alívio natural.

 

- Almanati

Almanati é a boa surpresa da feira, a marca que foi lançada lá mesmo, veio de Campinas com bons produtos e atendimento muito simpático. Todos os produtos possuem certificação IBD de produtos naturais, além dos selos Demeter (produtos biodinâmicos) e I’m Green (que identifica embalagens feitas em polietileno derivado da cana de açúcar). Somente o hidratante labial não é vegano, pois contém cera de abelha.

Estão disponíveis três linhas: as que contemplam os cuidados com o rosto e com o corpo e uma linha masculina. A base dos produtos também é a Aloe Vera, cultivada localmente, que contribui para a hidratação da pele, assim, os cremes não precisam ter água adicionada.

 

- Alva, Lafes e Acorelle

A Alva, marca alemã que por muito tempo foi a única opção de maquiagem orgânica no Brasil, não trouxe novidades para a feira. Mas eu não podia deixar de citar e agradecer, pois sem ela provavelmente esse mercado teria demorado muito mais para se desenvolver. Seu mais recente lançamento foi a linha de maquiagens matte, sem brilho. A marca ainda possui uma das maiores variedades de produtos certificados orgânicos pela Ecocert.

Na feira passada, a marca francesa Acorelle já dava as caras no mercado, e deixou muitas pessoas desejando seu protetor solar (que seria a única opção no mercado nacional). Mas o produto ainda demora para chegar nas lojas.

A marca americana Lafes tem uma ampla linha de produtos naturais, ela chega ao Brasil pelas mãos da Ananda Boschilia, mesma representante da Alva e da Acorelle. O foco em território nacional serão os desodorantes, com mais variedade de formatos (roll-on, spray, stick e pedra) e preço pouco mais acessível, se comparado aos produtos da própria Alva.

 

- Surya

Clelia Angelon e sua filha Wanda Malhorta fundaram a Surya Brasil em 1995 e desde então se dedicam a criar de maneira mais saudável cosméticos naturais, orgânicos e veganos. Depois de muitos lançamentos, como os esmaltes e óleos de massagem ayurveda, a Surya apresenta apenas o óleo masculino para barba como novidade na feira. Ele é rico em óleos vegetais e possui certificado orgânico Ecocert e cruelty free (livre de testes em animais).

 

- Weleda

A suíça Weleda já é uma marca consagrada no Brasil, entre seus medicamentos homeopáticos está uma ampla linha de cuidados com o corpo e cabelos. Como novidade, apresenta a linha de cuidados faciais e fortalecimento de Prímula, que possui 5 etapas de utilização.

 

- Souvie

A marca não é exatamente um lançamento, já que faz vendas online há alguns meses, mas eu estava ansiosa para conhecer ao vivo. No que diz respeito à origem de seus ingredientes, é uma das marcas mais transparentes, no site é possível verificar o país de origem e saber se a matéria prima é produzida na fazenda própria ou trazida de fora.

Por enquanto os produtos focam em gestantes e recém-nascidos, com hidratante anti estrias, sabonetes e até creme preventivo de assaduras, mas o plano é expandir. Os produtos sem fragrância devem agradar alérgicos e pessoas mais sensíveis.

 

- Organela

Um dos produtos naturais mais desejados são as maquiagens. A Organela chega para suprir essa carência do mercado, que ainda tem poucas opções. A marca faz pré-lançamento na feira, mas o site só deve ficar pronto no final do mês. Eles possuem uma linha inteira, com 12 produtos (corretivo, batom, blush, gloss, rímel, delineador, bbcream, sombra, pó compacto, base compacta, iluminador e balm labial). O produto é fabricado no Brasil, com embalagens de papelão e certificado Ecocert.

 

- Bio Vegan

A marca de dermocosméticos La Vertuan, estabelecida no mercado desde 1989 lançou na feira a Bio Vegan, demonstrando atenção aos desejos dos consumidores. Com produção em Santa Catarina, pretendem cobrir o mercado nacional e também internacional. Seus produtos veganos passam pelo processo de certificação orgânica com a Ecocert. A linha com ativos de superalimentos (quinoa e goji berry) apresenta gel de banho, hidratante e óleo de banho. As embalagens também recebem o selo I’m Green, de “plástico verde”.

 

- Arte dos aromas

A marca que foca seus esforços na aromaterapia e no uso da argilas lança seu primeiro produto de maquiagem. São quatro cores de batom em tons de rosa e vermelho. A composição dos produtos é vegana e eles possuem certificado orgânico emitido pela Ecocert.

Fernanda Cannalonga

Fernanda Cannalonga

Fernanda Cannalonga é colunista de estilo de vida consciente, ela acredita no poder transformador da informação. Tenta viver uma vida alinhada com seus valores, é vegetariana, consome alimentos orgânicos e faz seus próprios cosméticos. Fundou a Canna, marca de bolsas veganas e criou a Jornada Beleza do Bem, para ajudar quem deseja fazer escolhas melhores em relação a sua rotina de beleza.

2 comments

  1. Olá, teria uma previsão para o protetor da acorelle? Estou usando o da ekilibre, mas queria testar outros..

  2. faltou link para as páginas das marcas.

Deixe uma resposta