#FeitoNoBrasil: Ripa

Feito no Brasil

#FeitoNoBrasil: Ripa

Gabriella Real e Mairê Ramazzina encontraram na madeira de descarte uma nova forma de produzir joias. A dupla carioca combina técnicas de marcenaria e ourivesaria para produzir peças tão bonitas e duráveis quanto às peças de joalherias clássicas, mas com preços bem mais acessíveis e design contemporâneo.

A ideia de produzir joias ainda não estava lá quando Gabriella e Mairê quiserem começar projetos próprios. Aconteceu quando eles perceberam a quantidade de madeira desperdiçada nas oficinas. Foi depois de alguns estudos de formas com esse material que eles enxergaram a possibilidade de aplica-los em joias.

“Começamos em 2014 com o objetivo de desenvolver projetos próprios. […] Foi no laboratório de volume da PUC que criamos as primeiras formas livres com a madeira que havia sobrado do período”, contou Gabriella.

As madeiras que costumam fazer parte da coleções da Ripa são variadas, usa-se o que há em mãos. É claro que há preferência por espécies mais nobres como Jequitibá e Pinho, mas Pinus e Maçarandubas, por exemplo, madeiras consideradas inferiores, não são deixadas de lado. Tudo é proveniente de escritórios de arquitetura e design, marcenarias e até mesmo de amigos.

Toda a produção da Ripa é local e 98% é feito pelo próprio Mairê e pela Gabriella, mas eles contam com auxílio de pequenos ourives e fundidores. “Tudo mão de obra de pequeno produtor local, aqui no Rio mesmo”, diz ela.

No final de 2016, a Ripa abriu o leque de negócios e começou a oferecer alguns serviços como desenvolvimento de peças sob medida e planejamento e execução de projetos. Há desde alianças exclusivas até produção de espelhos, suportes e luminárias – tudo usando madeira como base para criação.

Você pode acompanhar a Ripa no Facebook e Instagram da marca, e conferir mais informações no site!

Feito no Brasil

Feito no Brasil

Aqui na Insecta estamos sempre em busca de parcerias que conversem com nossos valores e, se possível, incentivem a moda brasileira, ainda melhor. Foi exatamente o que rolou quando trocamos uma ideia com as lindas do Bureau de estilo Renata Abranchs, nomes por trás do selo #feitonoBrasil. Do lado de lá, elas mapeiam marcas de moda brasileiras que produzam 100% no Brasil. Daqui, nós conversamos com esse pessoal todo e criamos uma série de posts contando um pouquinho mais dessas iniciativas. A ideia é inspirar e educar outras marcas e novos empreendedores a investirem no #feitonoBrasil, na sustentabilidade e no fair trade.