Ao fazer uma peça, mesmo buscando aproveitar ao máximo um tecido, é comum que sobrem retalhos. Isso acontece porque para dar forma às roupas, sapatos e acessórios que nos vestem, é preciso cortar o tecido em formas que muitas vezes não aproveitam sua totalidade.
Aqui, cada pedaço colorido é cortado e os pedaços em branco seriam o resíduo desta produção.
Existe uma linha de desenvolvimento que busca criar modelagens de roupas e sapatos gerando lixo zero. Ou seja, o tecido é aproveitado ao máximo, e as peças necessárias para montar a roupa se encaixem da forma mais otimizada possível. Porém, não são todos os modelos que possibilitam o aproveitamento total do tecido. A busca é sempre por não gerar desperdício, mas nem sempre isso é possível.
Já neste exemplo, não há espaço em branco. Todas as partes em laranja formam a jaqueta. Ou seja, nada sobra.
Hoje em dia é possível fazer este reaproveitamento utilizando os retalhos que sobram da sua própria produção ou recorrendo ao Banco de Tecido, a primeira iniciativa brasileira dedicada a circulação de tecido de reuso. Por lá, marcas como a Insecta buscam matéria prima para suas criações e depositam o que sobra de suas confecções. O Banco de Tecido funciona no sistema de depósitos e créditos, só que usando o tecido como moeda.
E que tal ter a estampa do seu besouro favorito decorando a sua casa?
Não, a Insecta não lançou uma linha decor. Mas como a marca deposita seus excedentes no Banco de Tecido, é possível encontrar algumas sobras das famosas estampas por lá. Foi por isso, e por uma coincidência feliz do destino, que acabei com um quadrinho com a estampa do meu Papilio favorito na parede. <3
E pra fazê-lo eu nem precisei saber costurar. Foi só escolher a estampa, cortar na medida da moldura e pronto!
O resultado ficou quase uma pintura da estampa Cactus pra colocar na minha parede.
E dá pra compor com outros quadrinhos:
Além de quadrinho, pode ser transformado em porta brincos, ganhar bordados que acompanhem as estampas, ou formar um mural cheio de cores e estampas.
Gostou? Que tal experimentar aplicar sua criatividade nos retalhos? Conta pra gente se você também fizer o seu quadrinho ou que outras ideias surgiram para o reaproveitamento de retalhos.
Antes de sair de casa correndo pra encontrar as estampas da Insecta no Banco, um aviso: o estoque tem um giro alto e as sobras não são em grandes quantidade (a Insecta tá no time das que tentam aproveitar ao máximo o tecido. \o/). Não se decepcione caso não encontre os tecidos dos Besouros, porque muitas outras estampas lindas te esperam. Vale super a visita ao Banco de Tecido para conhecer o projeto e encontrar tecidos lindos para reuso!
