Molho para saladas à base de patês e dips

Veganismo

Molho para saladas à base de patês e dips

Uma das dicas que demos neste post aqui era sobre como transformar aqueles patês e pastas que sobram na geladeira e que, vai dia, vem dia elas ficam lá, sucumbindo à dor e a solidão. Oras, um dos primeiros preceitos para uma vida mais zero desperdício é saber olhar com mais criatividade e os itens que ficam em nossa geladeira.

Saber dar novos destinos aos alimentos do nosso dia-a-dia é uma tarefa que pode ser muito divertida e sustentável, além de saborosa.

Transformar uma pasta, patê ou dip em molho para saladas é, além de fácil, super delicioso, afinal, aquelas pastinhas são sempre bem temperadas e na mistura certa, ficam com uma consistência bem bacana. Basta adicionar a elas algum tipo de ácido, como limão ou vinagre, colocar um pouco de azeite e mexer, nesta minha versão, dei vida a uma pasta de Homus que estava na geladeira e aproveitei para temperar uma bela salada de tomatinhos orgânicos. Deu um toque árabe ao prato, finalizei a pastinha que tinha somente 3 colheres dentro e ainda aproveitei o potinho de plástico para guardar porções de arroz e feijão dentro do meu freezer.

Algumas das pastas, patês e dips que podem ser utilizados em saladas e molho de macarrão:

  • Homus;
  • Babaganush;
  • Pastê de azeitonas, tomates secos, ervas finas.

Paloma Zaragoza

Paloma Zaragoza é jornalista de formação e cozinheira de coração. Pós graduada em gastronomia, chef voluntária da ONG Banco de Alimentos. Percebendo os novos movimentos do mundo percebeu que a questão do desperdício é uma pauta importante, por isso, busca aperfeiçoar-se nas técnicas de Otimização de Recursos e Zero Desperdício na Cozinha, ensinando as pessoas a mudarem o olhar para tudo aquilo que consideram ”lixo”. Para isso, ministra cursos e workshop para pessoa física e empresa com o projeto Gestão & Pizza. Além de cursos e aulas oferece consultoria na área de otimização de recursos na cozinha e zero desperdício