Hoje é dia de falar sobre empoderamento feminino e a nossa nova parceira na linha Estampe Uma Causa: a ONG Think Olga.
Pra quem não conhece, na linha Estampe Uma Causa discutimos questões socioambientais e trabalhamos com conscientização sobre assuntos em que acreditamos. Fechamos parcerias com instituições que trabalham com esses assuntos e através dos nossos besouros fazemos a nossa parte: 20% do valor da compra dos sapatos dessa linha são revertidos para as causas.
A gente já falou do boto rosa , e agora é a vez de abordar outro assunto importante: o empoderamento feminino e a desigualdade de gênero dentro do mundo da moda. O protagonista é o Scarabeus Manantial, com estampa exclusiva.
Nossa nova parceira é a Think Olga, ONG de jornalismo que tem como missão empoderar por meio da informação. É bem possível que você já seja leitora ou, pelo menos, tenha visto algum post passando pela sua timeline. São ótimos, né? Dentro de todo o universo das questões femininas abordadas pela ONG, elas querem falar sobre consumo e mostrar como podemos prejudicar ou beneficiar mulheres através da forma como consumimos. Com essa parceria, vamos ajudar a trazer dados, explicar e disseminar essas ideias de empoderamento através de ações mais conscientes.
A história da estampa reflete muito bem tudo isso. No último Dia Internacional da Mulher, todas as mulheres da Insecta (não são poucas, aliás) se reuniram para dar ideias e esboçar de forma coletiva uma estampa. A gente queria que esse trabalho representasse o maior número possível de mulheres. Chegamos juntas a um conceito que incluía pontos importantes como inclusão, resiliência e adaptabilidade feminina. Também falamos sobre raízes, que evocam toda a questão do feminismo estar mais forte do que nunca, e a valorização das conquistas das mulheres.
Cheias de ideias, convidamos uma mulher supertalentosa, como não poderia deixar de ser, para dar vida a esses conceitos: quem assina a estampa da parceria é a designer Laura Krebs.
Ela nos contou como foi o processo criativo. Partindo dos temas que levantamos ela criou os primeiros esboços. A intenção era criar uma estética que mesclasse mensagens fortes e suaves, nada agressiva e ainda trazendo significado. Os florais botânicos – que são a nossa cara – foram combinados a desenhos à mão livre e o resultado final ficou delicado e feminino, e ao mesmo tempo nada frágil. Lindo, né?
E para reforçar ainda mais a ideia de coletividade, o sapato foi batizado Scarabeus Manantial. Os mananciais são fontes de água que abastecem os rios, começando de pequenas fontes para dar vida a grandes volumes de água correndo na mesma direção. E foi bem assim que nasceu esse sapato: a partir de uma ‘nascente’ coletiva que se transformou em algo bem maior.
Os sapatos dessa parceria já estão disponíveis clicando aqui. Se você quiser levar um – ou mais – pra casa, pode ficar feliz sabendo que além de comprar um modelo feito com reciclagem de borracha e garrafa PET, vegano e feito de forma ética, ainda está doando 20% do valor para uma causa importante.
Que pena. Desde que nasci há algumas poucas dezenas de décadas, me impuseram o cor-de-rosa como cor de mulher. Pessoalmente vinculo fortemente a cor ao símbolo da mulher frágil. Somos tudo, menos frágeis, cada vez tenho mais consciência disto. Excelente iniciativa, estampa linda, tomara que tenha muito sucesso. Se vocês quiserem imprimir esta estampa em outras cores de fundo, pela mesma causa, participarei com todo prazer.