O que rolou no workshop de construção de horta vertical

O que rolou no workshop de construção de horta vertical

No último fim de semana o nosso casulo gaúcho recebeu um evento super especial: o workshop Saúde na Horta, ministrado pelas nossas parceiras da Re-ciclo. O sucesso foi total, as vagas esgotaram rapidinho e ficou um gostinho de quero mais por aqui, especialmente pra quem não pode participar. Enquanto a gente já começa a pensar numa segunda edição, vamos contando como passamos essa tarde que começou com um bate-papo e terminou com uma horta vertical instalada na nossa parede.

O clima do workshop era de roda de conversa – com direito a chimarrão pra espantar o friozinho que fez em Porto Alegre. Todo mundo levou as suas dúvidas e as meninas da Re-ciclo mostraram (mais uma vez) que manjam do assunto. Pra deixar tudo bem explicadinho, elas fizeram um cartaz bem didático que colocamos na parede, pra todo mundo acompanhar.

Pra deixar tudo ainda mais delícia, ainda teve coffee break com quitutes da Other Food, preparados com PANCs e ingredientes orgânicos saídos de hortas locais.

Rolaram muitas trocas de conhecimento. Falamos sobre cuidados no cultivo ecológico de plantas, desde solo e adubação até manejo de parasitas e predadores com biopesticidas naturais. Algumas dicas são tão bacanas que a gente já quis contar aqui. Aprendemos quais são as partes do solo ideal: terra com areia, NPK (nitrogênio, fósforo é potássio) e os micro-nutrientes e biofertilizantes (chorume, banana, café, etc). Outra dicona que as meninas deram é sobre a melhor proporção para o solo da horta: 3/4 terra vegetal, 2/4 adubo da composteira e 1/4 de areia.

Depois da teoria, fomos à prática. Colocamos a mão na massa – ou, no caso, na terra – e o resultado é uma hortinha linda demais com alface, moranguinho, temperinhos e outros verdinhos que a gente mal pode esperar pra ver crescer.

 

photo5048979372551284662

photo5048979372551284669

photo5048979372551284675

Curtiu? A gente adorou. Pra ficar sabendo em primeira mão quando rolar um novo evento por aqui, não deixa de cadastrar o e-mail aqui, tá?

Insecta Shoes

<p>Estilo e Consciência vêm do pé #calceumacausa</p>