Carregue a memória por trás de uma roupa antiga que se transforma em sapato

Carregue a memória por trás de uma roupa antiga que se transforma em sapato

O Epokhé é o editorial novo na área. Talvez você ainda não saiba, mas para cada editorial que fazemos na Insecta levantamos uma bandeira de algo que é importante para nós. E dessa vez estamos falando de memórias, da importância de saber a história de um lugar, pessoa, objeto.

E nada melhor para estrelar nas nossas fotos que a nossa linha Vintage, sapatos feitos com roupas garimpadas em brechós. Fizemos as fotos em dois tempos: com as roupas como roupas e posteriormente com elas já nos sapatos. Consegue identificar?

banner_blog_01

Então, queremos aproveitar esse momento para contar o que aconteceu entre as duas sessões de fotos que fizemos, ou até um pouquinho antes da primeira delas. O processo de construção da linha vintage começa beem antes da peça estar em nossas mãos, quando nossa equipe de produto garimpa peças de roupa em brechós e depósitos de roupas. Você conhece um depósito de roupas? Pois é, muitas vezes elas precisam viajar para chegar até um desses. São galpões enormes com caixas e caixas de roupas que viraram lixo. Depois de uma minuciosa seleção de tecidos que são resistentes o suficiente para serem sapatos e estampas lindas, as peças são desmontadas. Tiramos botões, aviamentos, rendas, o que for. Aí então elas passam para o processo de dublagem, no qual são coladas em um tecido mais resistente. A partir daí o tecido é transportado para o atelier, cortado, moldado, colado e costurado em um processo artesanal.

 

É um belo trabalho, não é? Mas a gente não nega que essa é a nossa linha do coração, foi com ela que a Insecta nasceu lá em 2014, da junção do brechó da Babi e a linha de sapatos da Pam. Além disso, cada sapato é único, pois não temos o controle do posicionamento das estampas. Outra coisa bem importante é que, muitas vezes nossas peças garimpadas são, digamos, muito vintages. É sério. Alguns vestidinhos parecem ter sido usados por senhorinhas Amish estilosas nos anos 20.

banner_blog_06

Imaginou por quanta coisa esse tecido não deve ter passado? É muita história. E agora mesmo renascendo como sapato, o tecido ainda carrega as marcas da sua vivência, por isso é sensível e merece todo um cuidado especial que a gente explica aqui.

Já entendeu como eles são delicados e merecem muito atenção? Se quiser ver mais da nossa linha Vintage, vem pra nossa loja.

Insecta Shoes

<p>Calçados veganos e ecológicos, feitos a partir do reaproveitamento de roupas vintage.</p>