Burger vegano de Grão de Bico

O grão de bico é delicioso, super versátil e vai muito além do famoso hummus. Essa leguminosa rica em vitaminas, cálcio, ferro, fósforo e potássio, contém também proteínas, carboidratos complexos e fibras que auxiliam no bom funcionamento dos intestinos. Você sabia que assim como o cacau, estudos mostram que o grão de bico estimula a produção de serotonina? A serotonina é o neurotransmissor responsável pela sensação de bom humor e bem estar no organismo.

grão de bico

 

Receita do Burger de Grão de Bico (Rende 13 unidades)

Ingredientes:

500g de grão de bico cozido e escorrido

1 xic. de farinha de trigo sarraceno para uma versão sem glúten ou 1 xic de farinha de trigo integral

1 cebola cortada em cubos pequenos

1 colher de sopa de curry

1 colher de sopa de raspas de limão

1 colher de sopa de sal marinho

1 colher de sopa de raspas de limão

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de salsa picada

Modo de preparo:

Coloque o grão de bico no processador de alimentos junto com a cebola, o sal e o azeite de oliva e bata até virar uma pasta ou caso não possua um processador, pode se usar um pilão para transformar o grão de bico em pasta, junto com os mesmos ingredientes.

Adicione a salsa, as raspas de limão e coloque a farinha aos poucos mexendo até formar uma massa semelhante a massa de modelar.

Forme bolinhas e depois pressione o meio para ficar em formato de burger.

Unte uma forma com óleo ou azeite de oliva e ponha os burgers para assar em fogo médio/baixo. Asse até dourar por em média 20 min. virando na metade do tempo

Se preferir, os burgers podem ser guardados no freezer por até 3 meses.

burger veg

Bon Appetit!  :9

– Fotografia: Tz Jamur

Hadas Nadvorny

Hadas Nadvorny

Hadas Nadvorny é Chef de cozinha formada pelo Natural Gourmet, de Nova York, Chef e Instrutora de Culinária Viva pelo Living Light Institute, na California, e em Padaria e Confeitaria pelo Senac, de Porto Alegre. Ministra aulas de culinária saudável e presta consultoria para empreendedores, restaurantes e estabelecimentos relacionado a alimentação. Amante da culinária saudável, começou a cozinhar aos 15 anos, quando se tornou vegetariana e depois vegana. É a fundadora e visionária da empresa Sempre Viva Alimentos.