Barrinha de cereal vegana (sem glúten)

Ter uma reserva de barrinhas de cereal na geladeira é perfeito quando você está com pressa e não tem tempo para preparar uma refeição. Assim, basta abrir a geladeira, pegar uma barrinha e comer no caminho sem culpa, seja no café da manhã ou no lanche da tarde.

Em poucos minutos você consegue preparar essas barrinhas de pura energia. Elas são bem fáceis de fazer, saborosas e saudáveis. São sem glúten, já que levam na base flocos de arroz, e não tem adição de açúcar. Para adoçar usei uva passa e melado de cana.

Essa receita é bem versátil, você pode substituir as amêndoas e as castanhas-do-pará por nozes, macadâmia, pistache e/ou amendoim na mesma quantidade. Os flocos de arroz também podem ser substituídos por aveia em flocos finos, nesse caso as barrinhas vão conter glúten.

Você vai precisar de 

Flocos de arroz – 2 xícaras (100 g)

Amêndoas – 1/3 xícara (50 g)

Castanha-do-pará – 1/3 xícara (50 g)

Água filtrada – 3 colheres de sopa (45 ml) + um pouco para hidratar a uva passa

Uva passa – 2 colheres de sopa (15 g)

Melado de cana – 2 colheres de sopa (30 ml)

Sementes de linhaça – 1 colher de sopa (10 g)

Óleo de coco derretido – 1 colher de sopa (15 ml)

Como fazer 

1- Comece hidratando a linhaça. Em um recipiente pequeno misture as sementes de linhaça com 3 colheres de sopa de água. Reserve por cerca de 15 minutos até começar a produzir um gel.

2- Em outro recipiente pequeno coloque a uva passa e adicione água morna até cobrir. Reserve por cerca de 15 minutos até amolecer.

3- Corte as amêndoas e a castanha-do-pará em pedaços menores e transfira para um recipiente grande.

4- Adicione os flocos de arroz, o melado de cana, o óleo de coco e a linhaça hidratada.

5- Escorra a água da uva passa e adicione aos demais ingredientes. Misture bem até obter uma massa granulosa e grudenta.

6- Forre uma assadeira (usei uma com 24cm x 16cm) com filme de PVC e espalhe a massa, apertando com uma espátula até ficar uniforme. Cubra com filme de PVC e deixe na geladeira de um dia para o outro até endurecer.

7- Desenforme e corte em porções iguais. Armazene na geladeira em um recipiente fechado e consuma em até 5 dias.

Rendimento: 12 barrinhas

Tempero Alternativo

Tempero Alternativo

O blog Tempero Alternativo tem como missão disseminar informações e inspirar seus leitores a terem uma relação mais harmoniosa com a comida e o meio ambiente. Através de receitas fáceis, práticas, acessíveis e veganas. Valorizando os alimentos integrais, orgânicos e produzidos localmente. Além disso, traz ideias e atitudes simples e sustentáveis que podemos inserir no dia-a-dia na cozinha, como aproveitar sobras de alimentos para evitar o desperdício.