7 tipos de poluição e como evitá-las (parte 1)

Dia 14 de agosto é o Dia do Combate à Poluição. Em 2019 esse assunto está mais do que nunca em evidência, já que o tema da Semana do Meio Ambiente foi a poluição do ar. Mas essa não é a única poluição que existe, como você já deve saber. É tanta coisa que resolvemos dividir essa conversa em duas partes: uma falando das poluições mais presentes no dia a dia e outra explicando as menos faladas, mas ainda relevantes. 

Vamos te contar um pouquinho sobre os vários tipos de poluição, de quebra queremos lembrar que todos temos poder pra reduzir a maioria, e mostraremos como: 

 

Poluição atmosférica:

O principal responsável pelo Aquecimento Global. É quando o ar é contaminado por gases, líquidos, partículas sólidas em suspensão e mesmo energia. Vem de carros e veículos em geral, aviões, queimadas, emissões de gases em criação intensiva de animais e até o forno à lenha da pizzaria. Falamos mais sobre essas questões nesse post aqui.

O que fazer? 

Preferir transporte público, bicicleta e se puder, ir a pé. Sabia que até as viagens de avião devem ser repensadas? Tem companhia aérea pedindo para os clientes viajarem somente quando necessário. Infelizmente, você vai ter que reavaliar a sua demanda por pizzaValorizar produtos locais que não atravessam grandes distâncias de caminhão ou avião é outra dica. E, como sempre, considerar reduzir o seu consumo de carne. 

 

Poluição do solo:  

Os agrotóxicos, o lixo mal gerenciado, lixões e aterros são os principais poluentes. Substâncias tóxicas se infiltram no solo e degradam tudo por onde passam. Além disso, acontece em cemitérios! 

O que fazer? 

Separar o lixo corretamente e se certificar que você está mandando o mínimo possível para os aterros é o primeiro passo. Separe, composte, recicle, reduza os descartáveis na sua vida. E quanto aos agrotóxicos, o recado é preferir, sempre que possível, alimentos orgânicos. 

 

Poluição da água:

A poluição das fontes de água doce afeta diretamente a disponibilidade de um dos recursos naturais mais importante que existem, além de causar a morte de muitos animais. Derramamento de esgotos, microplásticos, crimes ambientais como o de Mariana ou Brumadinho, descarte inadequado de lixo, vazamentos de petróleo, e tantas outras causas já foram explicadas aqui no blog. A contaminação dos lençóis subterrâneos também é um problema, que começa ali em cima na poluição do solo e penetra na terra, chegando à água. 

O que fazer? 

Separe o lixo corretamente, composte, recicle, reduza os descartáveis e dê preferência aos alimentos orgânicos. A receita é basicamente a mesma. E já que estamos falando sobre água, economize. Use menos.

 

Curtiu? Fica de olho que logo mais tem a segunda parte da nossa super matéria sobre o assunto. Já adiantamos aqui: vamos falar sobre poluições menos comentadas, como a luminosa, a térmica e aquela que está bem famosinha graças a um seriado. ;)

Insecta Shoes

Insecta Shoes

1 thought on “7 tipos de poluição e como evitá-las (parte 1)

Os comentários estão fechados.