Você também pode ajudar a fechar o ciclo de um produto

Meio Ambiente

Você também pode ajudar a fechar o ciclo de um produto

Vamos conversar sobre economia circular e fechamento de ciclo? Esse não é um assunto novo por aqui. Falamos sobre isso faz um tempinho e contamos os nossos planos para fechamento de ciclo dos nossos produtos aqui. Agora a gente quer te falar como andam esses planos e o que já conseguimos colocar em prática. Começando pela nossa logística reversa.  

Logística reversa é quando uma empresa recebe de volta o produto quando estiver usado, estragado ou pronto para o descarte. Enfim, quando a pessoa que comprou não quer mais por qualquer que seja o motivo. A empresa abraça a responsabilidade de dar um fim adequado para o que ela mesma produziu. No caso da economia circular, esse “fim” pode ser um novo início, quando o produto pode ser reinserido no mercado de novas maneiras.

Nós já trabalhamos dessa forma com os materiais reutilizados: as roupas vintage que viram cabedal dos sapatos e os solados feitos de borracha triturada. Também usamos tecidos ecológicos como o de garrafa PET reciclada. Mas e depois? O que acontece quando os sapatos não podem mais ser usados? Considerando as nossas limitações, criamos um sistema de logística reversa dos nossos besouros, pensando em fechar o ciclo e eliminar ao máximo os resíduos.

Pra começar, você pode devolver o seu sapato usado. Nós estudamos se esse sapato está em condições de receber ajustes e ser revendido ou, se já estiver desgastado demais, desmontamos e os componentes são destinados para reciclagem. Atualmente, a gente faz as nossas palmilhas com o excedente da nossa própria produção, já que trabalhamos com volumes pequenos. Mas a meta é conseguir usar também partes de calçados triturados. Daí o que era sapato vira sapato de novo e o ciclo fecha bem certinho. ;)

Se os sapatos devolvidos estiverem apenas precisando de reparos, a gente encaminha para que sejam feitos. Depois eles são vendidos no nosso brechó, e a renda vai para a ONG Aldeia da Fraternidade, instituição que fica na zona sul de Porto Alegre e trabalha com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Captura de Tela 2017-05-31 às 17.55.37

Além dos sapatos, a gente também aceita roupas. Se tiver como, elas se transformam em sapatos, e isso depende de vários fatores como o tipo de tecido, tamanho e estampa. Se não rolar, nós doamos essas roupas para ONGs como a Aldeia da Fraternidade.

E como ficamos muito contentes quando alguém nos ajuda a fazer esse fechamento de ciclo, tanto na doação das roupas quanto na devolução dos sapatos você ganha uma ecobag do besouro de presente. Recolhemos as doações nas lojas de Porto Alegre e São Paulo. Pra saber mais, dá um pulo aqui.

Insecta Shoes

Insecta Shoes

Calçados veganos e ecológicos, feitos a partir do reaproveitamento de roupas vintage.

1 comment

Comments are closed.