Você só precisa querer pra começar a compostar

Meio Ambiente Novis da Insecta

Você só precisa querer pra começar a compostar

 

Não dá pra falar sobre reduzir a geração de lixo sem falar em compostagem. Isso porque é um dos passos mais simples de todos e pode ser feita por qualquer um, é só querer. Dá pra fazer em casa, na empresa, na escola ou no condomínio, vale pra quem tem jardim ou mora em apartamento. Fazendo compostagem a gente consegue dar o destino certo a praticamente metade do lixo doméstico, o que é uma marca incrível. É só pensar nas toneladas que vão parar nos aterros diariamente (só em São Paulo são 5 mil toneladas e em Porto Alegre em torno de 750 toneladas) e podiam ser transformadas em adubo, voltando pra natureza do jeito certo, e não na forma de problema ambiental.

pexels-photo-421999

Outra coisa que é bacana lembrar é que fazer compostagem é um passo importante pra redução das sacolinhas de plástico no lixo orgânico, como a gente comentou aqui. E pra começar é fácil. Dá pra reaproveitar materiais ou comprar a composteira pronta em último caso. A gente já mostrou aqui como é simples montar uma com galões de água.

Se você quer compostar, mas por algum motivo não tem como fazer isso em casa ou não produz tanto resíduo a ponto de deixar a composteira vazia, tem iniciativas pensando nisso. Em São Paulo tem a Composta São Paulo, no Rio tem o Ciclo Orgânico e em Porto Alegre tem a Re-Ciclo. Todas funcionam com uma fórmula semelhante: você ganha um baldinho para ir enchendo durante a semana. Aí eles passam de bike trocando o baldinho cheio por outro vazio, levam os resíduos para transformar em adubo para hortas e jardinagem.

E caso você esteja querendo começar a separar os resíduos pra compostar, lembre que não é qualquer coisa que pode jogar lá. Olha só:

Pode colocar frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, casca de ovo, erva de chimarrão, borra, filtro de café e saquinhos de chá (mas não esquece de tirar a etiqueta!).

Processed with VSCO with f2 preset

Não se coloca carne nenhuma, laticínios, restos de comida temperada, limão, temperos fortes como alho, pimenta e cebola, ossos, espinha de peixe, remédios, cinzas, bitucas de cigarro, líquidos, óleo, gordura, papel toalha ou higiênico e muito menos dejetos de animais domésticos.

Como a gente acha que todo mundo deveria começar a compostar, resolvemos dar uma ajudinha. Agora a nossa loja em Porto Alegre é um ponto de coleta da Re-ciclo. Além de poder trazer o seu baldinho cheio pra cá e trocar por um vazio, a gente ainda vai dar um desconto de 5% nas compras de quem for assinante do serviço. :)

Pra saber mais sobre compostagem, a gente já falou do assunto aqui também. Vem contribuir pra uma cidade mais verde com a gente!


Insecta Shoes

Insecta Shoes

Calçados veganos e ecológicos, feitos a partir do reaproveitamento de roupas vintage.