Sabão que cresce em árvore

Beleza & Higiene Natural Meio Ambiente

Sabão que cresce em árvore

Já imaginou fazer sabão para lavar roupa, sabonete, xampu, espuma para barbear, detergente e vários outros produtos de limpeza que precisem de sabão usando apenas o fruto de uma árvore? Pois saiba que dá pra fazer tudo isso com o fruto da Saponária (também conhecida como saboeira, erva-saboeira, árvore de sabão ou sabão de soldado).

Por causa da Saponina, substância presente neste fruto, o efeito limpante do seu suco é excelente. Basta colocar os frutinhos direto na máquina de lavar ou hidratá-los para extrair o líquido contendo esta propriedade. Ele inclusive faz espuma. Desidratados, os frutos podem durar até 2 anos e é só adicionar água para reativar seu efeito limpante. Tudo sem a necessidade de ingredientes adicionais. Óleos essenciais, bicarbonato ou vinagre, podem ser usados para adicionar propriedades, mas o suco do fruto da Saponária sozinho já dá conta de uma boa limpeza.

Tão fácil que é chocante a gente não ver os frutos da Saponária presentes no nosso dia a dia sendo uma opção viável para incorporar nas rotinas de limpeza, não é mesmo?

Isso acontece porque a parte mais difícil de usar os frutos da Saponária está em ter acesso a eles. No Brasil não são encontrados à venda facilmente e somente alguns sites vendem os frutos importados. Mas se estamos buscando reduzir o impacto causado pelos nossos hábitos, o custo ambiental envolvido no transporte internacional não compensa.

Mesmo assim, não é preciso desistir de usar o fruto da Saponária na limpeza por não encontrá-lo à venda. A árvore está presente na arborização pública de diversos locais pelo Brasil. Uma oportunidade de também enxergar que a solução para uma necessidade nossa não precisa ser  atendida somente na compra de algo.
No grupo no Facebook, criado para trocar informações sobre como identificar as árvores pelas cidades, uma das administradoras dá a dica: “É mais fácil identificar a árvore pela flor.” Abaixo algumas fotos que podem ajudar na identificação da árvore e seus frutos:

Fruto maduro
Fruto maduro
Fruto verde
Fruto verde
Árvore com flores.
Árvore com flores.
Flores e frutos maduros.
Flores e frutos maduros.
Ramo com flor.
Ramo com flor.

Não estamos acostumados a fazer esta identificação. Não nos relacionamos com as plantas que nos rodeiam em nosso cotidiano urbano. Mas o potencial de autonomia que a Saponária nos trás pode ser uma ótima motivação para buscarmos identificá-la, sermos mais exploradores do nosso entorno e nos conectarmos com o verde que nos rodeia. Então o tutorial de hoje não será sobre como fazer produtos com sabão que nasce em árvore. Mas sim um chamado pra gente identificar estas árvores pelo Brasil. Praticamente uma caça ao tesouro da da Saponária. A Fe Canna foi quem iniciou o chamado sobre esta procura na minha timeline e por aqui eu convido a todos a fazerem parte desta busca.

 

Já existe um mapa onde estão cadastradas algumas das árvores localizadas. Você pode checar se tem alguma pelo seu caminho ou cadastrar caso encontre com uma delas por ai. Caso encontre ou já saiba onde tem, adoraria saber aqui pelos comentários. Na cidade onde moro atualmente, nenhuma árvore foi identificada e eu já estou em sua busca há um tempo. Não vejo a hora de me tornar mais autônoma com relação aos meus sabões e ter cada vez mais certeza de que eles contém a menor quantidade possível de ingredientes: apenas um. E você? Que tal entrar nesta busca também?


Mariana Pellicciari

Mariana Pellicciari

Mari Pelli gosta de investigar de onde as coisas vêm, como são feitas e como a gente se relaciona com elas. Por isso cria e articula projetos como o Roupa Livre, onde propõe mais carinho, cuidado e afeto com o que vestimos. Deixou de trabalhar no ambiente publicitário para colocar suas habilidades como comunicadora à serviço de iniciativas que promovam novos olhares para o mundo. Faz isso atualmente através do Hell Yeah. Paulista, mora em Floripa para conviver com a natureza e aprender com seus ciclos e ritmos.