Patê de feijão branco

Veganismo

Patê de feijão branco

Essa receita é a prova de que ingredientes simples e banais, como feijão e azeite de oliva, podem ser transformados em algo saboroso e nutritivo. E o melhor de tudo, de forma fácil e sem perigo de dar errado.

 

Apesar de ser barato e fácil de encontrar, o feijão branco é pouco consumido no Brasil. Geralmente é servido gelado como salada, eu particularmente não gosto muito desse jeito, acho que ele fica muito seco e duro. Prefiro bater no processador com alguns temperos para fazer um patê cremoso e úmido.

 

Você pode servir com pães, torradas, tapiocas, biscoitos salgados e até com hambúrgueres veganos. O patê pode aparecer na mesa como canapé para aquele happy hour gostoso com os amigos, ou como recheio de um sanduíche no dia a dia.

 

// Você vai precisar de:

Feijão branco cru – 1 xícara (110 g) – ver nota

Azeite de oliva – 1/4 de xícara (60 ml)

Sumo de limão – 1 colher de sopa (15 ml)

Cominho em pó – 1/2 colher de chá (3 g)

Sal – 1/2 colher de chá (3 g)

Cebolinha – a gosto

Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)

 

// Antes de fazer é necessário um pré-preparo:

Lave o feijão em água corrente e deixe de molho num recipiente com 3 xícaras de água por cerca de 8 a 12 horas. Troque a água uma vez no meio deste período. Se algum grão boiar, descarte.

 

// Como fazer:

1- Descarte a água da demolha e lave os grãos em água corrente.

2- Transfira para uma panela e cubra com água. Cozinhe os grãos até ficarem macios.

3- Escorra a água e transfira para o processador. Adicione os demais ingredientes e 1/4 de xícara (60 ml) de água. Bata bem até obter uma pasta homogênea. Se quiser um patê mais líquido, adicione um pouco mais de água enquanto processa os ingredientes.

4-Transfira para uma tigela e deixe amornar. Regue com um fio de azeite e tempere com mais pimenta ou cominho se desejar. Sirva a seguir.

Patê de feijão

 

Rendimento: 1 1/2 xícara

 

Dica: você pode incrementar o sabor adicionando alecrim fresco a gosto e/ou dois dentes alho picados e refogados ligeiramente.

 

Nota: se você já tem feijão branco cozido, meça 2 xícaras para usar nesta receita.

Tempero Alternativo

Tempero Alternativo

O blog Tempero Alternativo tem como missão disseminar informações e inspirar seus leitores a terem uma relação mais harmoniosa com a comida e o meio ambiente. Através de receitas fáceis, práticas, acessíveis e veganas. Valorizando os alimentos integrais, orgânicos e produzidos localmente. Além disso, traz ideias e atitudes simples e sustentáveis que podemos inserir no dia-a-dia na cozinha, como aproveitar sobras de alimentos para evitar o desperdício.