Geleia de pêssego

Veganismo

Geleia de pêssego

Boas geleias costumam ser caras e difíceis de encontrar. Já as mais acessíveis geralmente tem pouca fruta e muito açúcar e conservantes. Pensando nisso, fazer geleia em casa parece ser uma boa solução. Além de economizar dinheiro, você tem aquele gostinho de cozinha do interior ❤️

Engana-se quem pensa que é difícil preparar uma geleia. Nessa receita você basicamente só precisa colocar todos os ingredientes na panela e cozinhar por alguns minutos até o volume reduzir pela metade. Simples assim!

E o que falar do sabor? O perfume e a delicadeza do pêssego combina perfeitamente com a doçura da baunilha, formando um par perfeito. O extrato de baunilha é opcional na lista de ingredientes, mas faz toda diferença no resultado, sugiro você utilizar.

Essa geleia dura cerca de 2 meses fechada a vácuo em temperatura ambiente. Já congelada dura até 6 meses. Depois de aberta mantenha refrigerada e consuma por até 1 mês

 

// Você vai precisar de:

Pêssego maduro – 4 médios (500 g)

Maçã – 1 média (150 g)

Água – 2 xícaras (500 ml)

Açúcar demerara – 1/3 xícara (75 g)

Sumo de limão – 1 colher de sopa (15 ml)

Extrato de baunilha – 1 colher de chá (5 ml) (opcional) – receita aqui

 

// Como fazer: 

1- Descasque os pêssegos e a maçã. Retire e descarte os caroços. Corte os pêssegos em cubinhos e rale a maçã no ralador médio.

2- Coloque numa panela e adicione os demais ingredientes.

3- Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 25 minutos após levantar fervura. Ou até reduzir pela metade. Mexa com frequência no final do cozimento para não grudar no fundo da panela e queimar.

4- Desligue o fogo e amasse os pedaços de pêssego com um garfo caso ainda tenha.

5- Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado. Feche o pote com a geleia quente para formar vácuo e selar, assim dura mais tempo.

Geleia de pêssego (1)

Rendimento: 2 xícaras

Dica: você pode substituir o pêssego por nectarina na mesma quantidade.

Tempero Alternativo

Tempero Alternativo

O blog Tempero Alternativo tem como missão disseminar informações e inspirar seus leitores a terem uma relação mais harmoniosa com a comida e o meio ambiente. Através de receitas fáceis, práticas, acessíveis e veganas. Valorizando os alimentos integrais, orgânicos e produzidos localmente. Além disso, traz ideias e atitudes simples e sustentáveis que podemos inserir no dia-a-dia na cozinha, como aproveitar sobras de alimentos para evitar o desperdício.