#FeitoNoBrasil: YES I AM

Feito no Brasil

#FeitoNoBrasil: YES I AM

Sim, a YES I AM é uma marca de jeans premium 100% brasileira. Criada em 2012, tem como foco a moda slow, produzindo peças atemporais feitas para durar e sempre de olho na cadeia produtiva.

A história da marca teve início com Raquel Ferraz, idealizadora e estilista. Com empresas como Reserva e Calvin Klein no currículo, Raquel tinha conhecimento aprofundado sobre jeanswear, mas não concordava com o sistema de produção voltado para o fast fashion, com o qual tivera contato. Partindo desse rompimento, decidiu fazer jeans do jeito que considerava mais correto.

Em sua empreitada junto com a sócia Fernanda Veríssimo, a proposta era produzir um jeans com caimento perfeito para a mulher brasileira através de uma cadeia produtiva justa, humanizada e atenta ao meio-ambiente.

aaa

As peças da YES I AM são voltadas para quem busca um estilo de vida mais básico, prezando por conforto e especialmente pelo aumento da vida útil da roupa. As silhuetas são clássicas: o jeans de cintura alta é atemporal e é produzido na numeração que vai do 34 ao 46. Como explicam no site, “somos a necessidade do vestir por trás do efêmero”, ou seja, o foco é a usabilidade da peça, descartando modismos passageiros.  

Além das calças, a YES I AM também trabalha com shorts em jeans, vestidos e camisas em liocel e camisetas em linho. Sempre com o mesmo conceito de peça básicas que se combinam facilmente entre si, possibilitando mais opções com menos peças e por mais tempo. Outro atrativo da marca são as pochetes básicas. Produzidas em parceria com a marca Artéria, são feitas para combinar perfeitamente com o jeans de cintura alta.

16819492_1428943007150276_8172085358611259054_o

15626492_1364892366888674_9183202967312798268_o

A transparência na cadeia produtiva é um dos pilares da marca. Elas acreditam que o empoderamento do consumidor é um caminho para um consumo mais consciente de peças duradouras e de qualidade. Toda a produção da YES I AM é brasileira, feita em duas fábricas, uma no interior de São Paulo e outra em Minas Gerais. Todas as pessoas envolvidas no processo são apresentados no site da marca, onde contam detalhadamente a função de cada um deles, mostrando como cada peça passa por várias mãos até chegar na consumidora  

Desde a idealização, passando por modelagem, corte, costura e prototipagem, todo o processo de seis meses do desenvolvimento dos produtos é divulgado de forma transparente pela marca. Um ponto importante nesse caminho é a lavanderia, já que o denim passa invariavelmente por uma lavagem para que se torne mais cômodo. As lavanderias industriais que trabalham com a YES I AM são escolhidas a dedo, utilizando o mínimo de produtos químicos no amaciamento. As empresas possuem compromisso em não usarem processos que agridam o meio ambiente e os trabalhadores e possuem estações de tratamento de água de acordo com as leis ambientais.  

16487296_1415330868511490_5546062496737674978_o

Além disso, os tecidos utilizados nas peças da YES I AM já são escolhidos pensando nessa etapa industrial: são eleitas as fibras que não precisem de tratamento com enxofre nem lixamento, valorizando uma cartela de cor neutra e mais natural.


Feito no Brasil

Feito no Brasil

Aqui na Insecta estamos sempre em busca de parcerias que conversem com nossos valores e, se possível, incentivem a moda brasileira, ainda melhor. Foi exatamente o que rolou quando trocamos uma ideia com as lindas do Bureau de estilo Renata Abranchs, nomes por trás do selo #feitonoBrasil. Do lado de lá, elas mapeiam marcas de moda brasileiras que produzam 100% no Brasil. Daqui, nós conversamos com esse pessoal todo e criamos uma série de posts contando um pouquinho mais dessas iniciativas. A ideia é inspirar e educar outras marcas e novos empreendedores a investirem no #feitonoBrasil, na sustentabilidade e no fair trade.