Escondidinho de Lentilha

Veganismo

Escondidinho de Lentilha

Tipicamente nordestino, o escondidinho faz sucesso no Brasil inteiro, é daqueles pratos de dar água na boca. Simples tanto no preparo quanto na concepção, é formado por uma camada de um bom refogado e outra de algum purê que combine, tudo gratinado no forno.

Com essa simplicidade toda vem a versatilidade. Para esconder vale tudo na versão vegana! Cogumelos, palmito, legumes e até grãos. Já para a cobertura, além do tradicional purê de mandioca, você pode usar mandioquinha (batata baroa), inhame, cará, batata e abóbora. As possibilidades são infinitas! Uma das combinações que mais gosto e compartilho por aqui é de lentilha com mandioquinha.

A dica é, seja qual for o ingrediente escolhido por você para esconder, o ideal é que ele seja consistente para contrastar com a cremosidade do purê. Então não cozinhe ou refogue demais os ingredientes.

 

// Você vai precisar de:

Lentilha crua – 3/4 xícara (150 g)

Mandioquinha – 4 pequenas (500 g)

Cebola cortada em cubinhos – 1/3 xícara (50 g)

Pimentão cortado em cubinhos – 1/4 xícara (35 g)

Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (30 ml)

Páprica defumada – 1 colher de chá (5 g)

Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)

Sal – 1 colher de chá (5 g)

 

// Como fazer:

1- Em uma panela aqueça 1 colher de sopa de azeite. Adicione a cebola e 1/2 colher de chá de sal. Refogue bem até murchar e dourar.

2- Acrescente o pimentão e tempere com páprica defumada e pimenta do reino. Refogue por mais um minuto.

3- Adicione os grãos de lentilha e 1 1/2 xícara de água. Cozinhe até a água secar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

4- Descasque a mandioquinha e corte em pedaços menores. Transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Cozinhe até ficarem macios, espete com um garfo para verificar o ponto.

5- Escorra a água e passe os pedaços ainda quentes por um espremedor de batatas, ou amasse bem com um garfo até obter um purê liso.

6- Acrescente 1 colher de sopa de azeite e 1/2 colher de chá de sal, misture bem até ficar homogêneo.

7- Preaqueça o forno a 200 ºC.

8- Num refratário com cerca de 12 cm X 21 cm que possa ir ao forno, espalhe a lentilha sobre o fundo e cubra com o purê de mandioquinha. Regue com um fio de azeite e pimenta do reino moída a gosto.

9- Leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos ou até dourar.

10- Retire do forno e sirva ainda quente.

Escondidinho de lentilha (1)

Rendimento: 6 porções

 

Nota: A mandioquinha recebe outros nomes de acordo com a região do Brasil, como batata baroa ou batata salsa. Apesar dos nomes diferentes, todas são a mesma coisa: uma raiz amarelada rica em vitamina A.

 


Tempero Alternativo

Tempero Alternativo

O blog Tempero Alternativo tem como missão disseminar informações e inspirar seus leitores a terem uma relação mais harmoniosa com a comida e o meio ambiente. Através de receitas fáceis, práticas, acessíveis e veganas. Valorizando os alimentos integrais, orgânicos e produzidos localmente. Além disso, traz ideias e atitudes simples e sustentáveis que podemos inserir no dia-a-dia na cozinha, como aproveitar sobras de alimentos para evitar o desperdício.