Empadinha vegana de alho-poró

Veganismo

Empadinha vegana de alho-poró

Não sei você, mas pra mim a simples pronúncia da palavra empadinha já me dá água na boca. Acompanhada dos adjetivos vegana e alho-poró então nem se fala, melhor ainda! Apesar de que dá um pouco de trabalho para fazer, o resultado faz tudo valer a pena, você até esquece da bagunça que fez na cozinha enquanto desfruta cada mordida.

O recheio tem como base o tofu, rico em proteínas, fica bem suculento. Para dar sabor usei alho-poró, alho e cebolinha, uma delícia! Já a massa fica bem sequinha, lembra bastante a massa podre, que tradicionalmente não é vegana pois leva ovo e margarina. A massa é 100% integral, leva farinha de trigo e de aveia, ricas em fibras.

 

// Você vai precisar de:

Para a massa:

Farinha de trigo integral – 1 xícara (130 g)

Farinha de aveia – 1/2 xícara (60 g)

Azeite de oliva – 1/4 xícara (60 ml)

Água – 1/3 xícara (80 ml)

Sal – 1 colher de chá (5 g)

 

Para o recheio:

Alho-poró – 2 pequenos (200 g)

Tofu firme drenado – 250 g

Cebolinha picada – 3 colheres de sopa

Alho picado – 2 dentes (5 g)

Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml) + um pouco para pincelar (opcional)

Sal – 1 colher de chá (5 g)

Pimenta do reino moída – a gosto

 

// Como fazer:

1- Comece preparando o recheio. Aqueça o azeite em uma panela e adicione o alho. Refogue até dourar levemente.

2- Acrescente o alho-poró picado e o sal. Refogue bem até murchar.

3- Esmigalhe o tofu e adicione ao refogado. Acrescente a cebolinha e a pimenta do reino. Cozinhe por cerca de 3 minutos, mexendo com frequência para não queimar. Desligue o fogo e reserve.

4- Em um recipiente coloque todos os ingredientes da massa. Misture bem até obter uma bola de massa homogênea.

5- Separe uma porção de massa e aperte contra o fundo e a lateral de uma forminha de empadinha ou de cupcake de silicone. Não deixe a massa muito grossa. Retire o excesso e repita com mais 5 forminhas.

6- Coloque o restante da massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Abra com um rolo de macarrão e corte em 6 círculos um pouco maiores que o diâmetro das forminhas.

7- Recheie as empadinhas e tampe com os discos. Aperte a junção com a ponta dos dedos. Para facilitar a união umedeça com um pouco de água a área da massa que fará junção.

8- Pincele a superfície da massa com um pouco de azeite de oliva (opcional).

9- Preaqueça o forno a 180 ºC.

10- Leve ao forno por cerca de 20 a 25 minutos ou até ficarem douradas. Retire do forno e desenforme ainda quente com cuidado.

 

Empadinha vegana de alho-poró

 

Rendimento: 6 empadinhas


Tempero Alternativo

Tempero Alternativo

O blog Tempero Alternativo tem como missão disseminar informações e inspirar seus leitores a terem uma relação mais harmoniosa com a comida e o meio ambiente. Através de receitas fáceis, práticas, acessíveis e veganas. Valorizando os alimentos integrais, orgânicos e produzidos localmente. Além disso, traz ideias e atitudes simples e sustentáveis que podemos inserir no dia-a-dia na cozinha, como aproveitar sobras de alimentos para evitar o desperdício.