Criatividade até nos retalhos

Novis da Insecta

Criatividade até nos retalhos

Ao fazer uma peça, mesmo buscando aproveitar ao máximo um tecido, é comum que sobrem retalhos. Isso acontece porque para dar forma às roupas, sapatos e acessórios que nos vestem, é preciso cortar o tecido em formas que muitas vezes não aproveitam sua totalidade.

modelagem com resíduo

Aqui, cada pedaço colorido é cortado e os pedaços em branco seriam o resíduo desta produção.

Existe uma linha de desenvolvimento que busca criar modelagens de roupas e sapatos gerando lixo zero. Ou seja, o tecido é aproveitado ao máximo, e as peças necessárias para montar a roupa se encaixem da forma mais otimizada possível. Porém, não são todos os modelos que possibilitam o aproveitamento total do tecido. A busca é sempre por não gerar desperdício, mas nem sempre isso é possível.

modelagem zero waste

Já neste exemplo, não há espaço em branco. Todas as partes em laranja formam a jaqueta. Ou seja, nada sobra.

Hoje em dia é possível fazer este reaproveitamento utilizando os retalhos que sobram da sua própria produção ou recorrendo ao Banco de Tecido, a primeira iniciativa brasileira dedicada a circulação de tecido de reuso. Por lá, marcas como a Insecta buscam matéria prima para suas criações e depositam o que sobra de suas confecções. O Banco de Tecido funciona no sistema de depósitos e créditos, só que usando o tecido como moeda.

E que tal ter a estampa do seu besouro favorito decorando a sua casa?

Não, a Insecta não lançou uma linha decor. Mas como a marca deposita seus excedentes no Banco de Tecido, é possível encontrar algumas sobras das famosas estampas por lá. Foi por isso, e por uma coincidência feliz do destino, que acabei com um quadrinho com a estampa do meu Papilio favorito na parede. <3

E pra fazê-lo eu nem precisei saber costurar. Foi só escolher a estampa, cortar na medida da moldura e pronto!

IMG_20170627_172419346
IMG_20170627_172404721

IMG_20170627_172350168_HDR

O resultado ficou quase uma pintura da estampa Cactus pra colocar na minha parede.

IMG_20170627_172322381

E dá pra compor com outros quadrinhos:

IMG_20170627_172256794

Além de quadrinho, pode ser transformado em porta brincos, ganhar bordados que acompanhem as estampas, ou formar um mural cheio de cores e estampas.

Gostou? Que tal experimentar aplicar sua criatividade nos retalhos? Conta pra gente se você também fizer o seu quadrinho ou que outras ideias surgiram para o reaproveitamento de retalhos.

Antes de sair de casa correndo pra encontrar as estampas da Insecta no Banco, um aviso: o estoque tem um giro alto e as sobras não são em grandes quantidade (a Insecta tá no time das que tentam aproveitar ao máximo o tecido. \o/). Não se decepcione caso não encontre os tecidos dos Besouros, porque muitas outras estampas lindas te esperam. Vale super a visita ao Banco de Tecido para conhecer o projeto e encontrar tecidos lindos para reuso!

 

Mariana Pellicciari

Mariana Pellicciari

Mari Pelli gosta de investigar de onde as coisas vêm, como são feitas e como a gente se relaciona com elas. Por isso cria e articula projetos como o Roupa Livre, onde propõe mais carinho, cuidado e afeto com o que vestimos. Deixou de trabalhar no ambiente publicitário para colocar suas habilidades como comunicadora à serviço de iniciativas que promovam novos olhares para o mundo. Faz isso atualmente através do Hell Yeah. Paulista, mora em Floripa para conviver com a natureza e aprender com seus ciclos e ritmos.