Conectando moda e música com Jackson Araújo

Música

Conectando moda e música com Jackson Araújo

“Se pararmos para pensar na música como fio condutor dos maiores movimentos comportamentais do século passado e desse em que vivemos, fica claro que estamos sempre embalados por uma trilha sonora”, é o que acredita Jackson Araújo. Para ele, hoje (e sempre) a música, consciente ou inconscientemente, vem influenciando as nossas vidas. Nesse sentido, não iria demorar muito para que as marcas também começassem a entender que esse elemento tão fundamental nas nossas vidas também importa para elas. Afinal, marcas são feitas por pessoas e para pessoas, e a música tem o poder de nos unir como ninguém. É desse encontro, entre música e gente, que Jackson entende. O cearense, que trocou a praia por São Paulo já faz um tempinho, é jornalista de formação, mas hoje trabalha como consultor de moda e analista de tendências, estudando principalmente os jovens e suas preferências quando o assunto é comportamento, moda e música. Ele também é o cara por trás do blog-rádio http://www.shhh.fm/, onde produz conteúdos que refletem sobre como a música pode reverberar nas nossas relações de consumo.  

jackson-araujo

Em junho, participou do Rio Moda Discute Internacional, idealizado pelo Instituto Rio Moda, onde ministrou o workshop Pretty Ugly: Conectando Moda, Música e Comunicação. Na oficina, ele compartilhou um pouco da sua experiência como sound-stylist de marcas como BMW, Box1824, 2nd Floor, Cavalera, Ellus e Tok & Stock, e deu dicas de como o mercado de produção de conteúdo, de moda e de música podem andar lado a lado. Para ele, “se uma marca está em sintonia com uma trilha sonora, um movimento musical, se ela propicia experiências de consumo que fazem sentido para quem se identifica com esse astral, certamente estará influenciando a aproximação dos consumidores com seus produtos e ambientes de venda e por consequência, o consumo”. Ao optar por esse posicionamento, as marcas também podem beneficiar (e muito) os artistas, ao promover, por exemplo, produções independentes. No entanto, Jackson faz uma ressalva: “Não acredito em marcas que surfam ondas. Prefiro aquelas que traduzem com fidelidade um lifestyle (música faz parte disso)”.


Uma das formas mais conhecidas de unir música e moda são as trilhas sonoras de desfiles. Há três anos, Jackson vai à Luanda para trabalhar como consultor criativo e de comunicação para o Angola Fashion Week. A semana de moda angolana é uma referência não só na moda, mas também na música, pois promove uma série de shows durante os desfiles. “É impressionante a relação que o angolano tem com a música, com o ritmo. O corpo funciona como uma espécie de peça-de-resistência do africano e tem sido moldado durante os séculos como uma forma de escudo. É o corpo que chega primeiro. E nele, vem a roupa, as cores, as estampas, a elegância”, comenta. Ele também conta que a produção musical local é intensa. “Sempre procuro escutar Cabo Snoop, Maya Zuda,Titica e The Groove, que estão sempre produzindo hits incríveis”.

angolafashionweek

Mas, falando agora em Brasil, pedimos para o Jackson nos indicar bandas cearenses que nós não podemos deixar de conhecer. Ele nos passou um TOP 5, e nós não poderíamos deixar de compartilhar com vocês:

 

1 – Cidadão Instigado

“O maior nome é Cidadão Instigado, a banda de Fernando Catatau que imprime personalidade única em poesia, vocal e guitarra”.

cidadao-instigado

Conheça mais clicando aqui. 

 

2 – Astronauta Marinho

“Outra banda que gosto é Astronauta Marinho, de viés instrumental, tem astral que mistura praia e cidade, bem a cara de Fortaleza”.

astronauta-marinho

Conheça mais clicando aqui. 

 

3 – Paula Tesser

“Paula Tesser é uma cantora com tom de neo bossa que bebe na riqueza do movimento musical Massafeira, dos anos 70, com influências de forró, música francesa e psicodelia”.

paula-tesser

Conheça mais clicando aqui.

 

4 – Soledad

“Soledad é performática, sensual e dona de uma voz rouca muito interessante; está lançando seu primeiro álbum agora”.

soledad

Conheça mais clicando aqui. 

 

5 – Mel Matos

“Mel Mattos, uma garota de voz doce que em seu mais novo álbum se encontrou com uma pegada dançante, bebendo em fontes de guitarrada, bolero, mambo e brega”.

mel-matto

Conheça mais clicando aqui. 

 

Curtiu? Pra se despedir com chave de ouro, o cearense também criou uma mixtape no Soundcloud. Não deixa de ouvir :) Acesse clicando aqui!

Bananas Music Branding

Bananas Music Branding

Bananas Music Branding é uma empresa de curadoria e conteúdo musical, a primeira especializada em gerenciar perfis de marcas em plataformas de streaming no Brasil. Bananas coloca mais música no DNA das marcas, criando trilha sonora para pontos de venda, sites, playlists para redes sociais e blogs e trilhas especiais para eventos.