Bobó de palmito

Veganismo

Bobó de palmito

Rico em sabores, aromas e cores, o bobó representa muito bem a união de culturas e etnias que compõem o Brasil. Em sua preparação temos o refogado, influência portuguesa, o azeite de dendê trazido pelos africanos, e a mandioca, ingrediente típico da culinária dos índios nativos.

 

Dessa mistura de ingredientes e técnicas surge um cozido super cremoso e saboroso. Que pode ser servido quente ou frio, como acompanhamento ou prato principal, vai ao gosto do freguês. A receita tradicional leva camarão, mas nesta vegana palmito fresco, outro ingrediente típico das terras tupiniquins. Como resultado temos um bobó bem mais leve.

 

Como nem todo mundo gosta do sabor forte e característico do azeite de dendê, é possível substituí-lo por azeite de oliva na mesma quantidade. Idem para o leite de coco, que pode ser trocado por água. Não vai ficar tão saboroso assim, mas com certeza que vai agradar aos paladares quem não são acostumados com esses ingredientes.

 

 

// Você vai precisar de:

Palmito fresco cortado em rodelas – 5 xícaras (600 g)

Mandioca descascada e cortada em cubinhos – 2 ½ xícaras (400 g)

Cebola cortada em cubinhos – 1 média (100 g)

Tomate cortado em cubinhos – 2 médios (200 g)

Pimentão cortado em cubinhos – 1/2 médio (40 g)

Leite de coco – 2 xícaras (500 ml) – receita aqui

Suco de limão – 2 colheres de sopa (30 ml)

Azeite de dendê – 1 colher de sopa (15 ml)

Sal – 2 colher de chá (10 g)

Coentro, salsinha ou cebolinha picada – a gosto

 

// Como fazer:

1- Em uma panela coloque a mandioca e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até ficar macia.

2- Escorra a água e espere esfriar um pouco. Transfira para o liquidificador e adicione o leite de coco, bata bem até obter um creme homogêneo. Reserve.

3- Em uma panela grande aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola até murchar.

4- Acrescente o tomate, o pimentão e o sal. Misture bem e refogue mais um pouco.

5- Adicione as rodelas de palmito, o suco de limão e o creme de mandioca. Misture bem e cozinhe por cerca de 10 minutos assim que levantar fervura.

6- Desligue o fogo e finalize com coentro, salsinha ou cebolinha.

Bobó de palmito

Rendimento: 6 porções

Tempero Alternativo

Tempero Alternativo

O blog Tempero Alternativo tem como missão disseminar informações e inspirar seus leitores a terem uma relação mais harmoniosa com a comida e o meio ambiente. Através de receitas fáceis, práticas, acessíveis e veganas. Valorizando os alimentos integrais, orgânicos e produzidos localmente. Além disso, traz ideias e atitudes simples e sustentáveis que podemos inserir no dia-a-dia na cozinha, como aproveitar sobras de alimentos para evitar o desperdício.